1 – A 300Km de Fortaleza, chegar a Jericoacoara pode ser uma dura tarefa a boa notícia é que já há voos pra Jericoacoara, por enquanto operados pela Azul.
2 – Não é recomendável que você tente chegar de carro particular. É aconselhável que ele fique em Jijoca e o resto da viagem (cerca de 40 minutos) seja feita de jardineira. Se seu carro for 4×4, você pode contratar um guia em Jijoca para dirigir seu veículo pelas dunas até Jeri.
3 – Não é permitida a entrada de carros particulares na vila. Eles ficam num estacionamento público e há transfers dali até o centrinho de tempos em tempos, nos dois sentidos.
4 – As ruas de Jericoacoara são todas de areia e terra. Elas dão o charme ao lugar. Portanto leve chinelos e deixe de fora da mala sapatos ou outros calçados que dificultem caminhar. Para as mulheres, esqueça a possibilidade de usar qualquer tipo de salto. Fique tranquila porque todo mundo sai à noite, mesmo arrumado, de chinelos.
5 – Apesar do clima rústico, as opções de gastronomia e hospedagem podem ser bem sofisticadas e caras. Há opções pra todos os bolsos .
6 – Se seu banco não for Bradesco, vale levar dinheiro vivo, apesar de muitos restaurantes e bares aceitarem cartões. Há um representante deste banco num mercadinho na praça principal, que segue o horário bancário inclusive para saques.
7 – Se precisar mesmo sacar dinheiro, você pode recorrer aos supermercados da Rua Principal. Eles cobram uma taxa que pode variar e 10% a 20% e passam o valor em débito.
8 – Há internet Wi-Fi nos hotéis, bares e restaurantes, embora um pouco lenta. A cobertura celular é boa, até mesmo nas lagoas mais distantes, e com internet 3G.
9 – Se você estiver sozinho ou até mesmo em apenas um casal, pode compartilhar o buggy para fazer os principais passeios, como para a Lagoa do Paraíso. Verifique com seu hotel ou vá até a Rua Principal pela manhã, perto da pracinha, e aguarde aparecerem outras pessoas para dividirem o carro. Sai mais barato e você ainda faz amizade.
10 – Dá pra ir a pé para a Pedra Furada, um dos símbolos de Jericoacoara. A caminhada é de cerca de 40 minutos e deve ser feita na maré baixa. Evite ir sozinho ou levar objetos de valor, pois há relatos de alguns assaltos no caminho.